Toda a verdade sobre os Termogênicos!

Como definição geral termogênicos são alimentos capazes de aumentar o gasto energético, ou seja, são capazes de queimar calorias enquanto são digeridos. Pode parecer contraditório, mas comer queima calorias. É necessário, no entanto, ingerir alimentos específicos que exerçam essa função no organismo. As substâncias termogênicas contidas em alguns alimentos tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo basal e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências positivas nesse sistema podem ajudar no controle do emagrecimento e da obesidade.


Mas não basta comer alimentos termogênicos para emagrecer. Exercícios físicos regulares e alimentação equilibrada são essenciais para promover a perda de peso. Entretanto, nem sempre essa combinação de dieta e exercícios é satisfatória. Algumas pessoas tem mais dificuldade em perder peso por diferentes causas, e é aí que entram os suplementos termogênicos. Eles são um adicional na rotina alimentar, estimulando o metabolismo a acelerar, trabalhar mais e queimar mais gordura, fazendo com que a pessoa gaste mais calorias que o habitual.


Os suplementos são encontrados normalmente em forma de cápsulas, drágeas ou líquidos, mas algumas versões em pó também já estão disponíveis. Combinados com compostos sintéticos e/ou naturais, hoje existem muitos produtos de inúmeras marcas disponíveis no mercado nacional e internacional. Cada um destes produtos apresenta diferentes combinações e diferentes fontes de obtenção do efeito desejado, fazendo com que sejam diferentes entre si.


Algumas das substâncias presentes nos termogênicos são: a cafeína, que é um potente estimulante do sistema nervoso central e também uma substância capaz de estimular processos específicos metabólicos como a lipólise devido ao aumento na produção e liberação das catecolaminas. Está presente em quase todos os termogênicos, tais como Thermo Cuts Black, Lipodrol, Therma Pro Hardcore (também da Integralmédica), Thermofire e Meltdown; vitaminas e minerais, tais como vitaminas do complexo B, vitamina C e cromo; taurina, que é normalmente combinada com a cafeína como um importante estimulante do sistema nervoso central; inibidores enzimáticos, presentes em alguns suplementos, como é o caso do OxyElite Pro, com o intuito de inibir as enzimas ligadas com o processo de lipogênese; precursores ou estimulantes dos hormônios produzidos pela tireoide, que possuem um efeito ligado ao metabolismo energético e controle do metabolismo basal como um todo e está presente, por exemplo, no Lipo 6 Black.


Entre os efeitos colaterais mais comuns do consumo de termogênicos estão: insônia, taquicardia, aumento na frequência cardiorrespiratória, agitação intensa, dores de cabeça, tremores, irritabilidade gastrointestinal e perda de apetite.


O consumo excessivo dessas substâncias pode levar à desidratação grave, hiponatremia e perda de outros eletrólitos, taquicardia, infarto, sobrecarga renal e hepática, distúrbios na tireoide, distúrbios psicológicos e até a morte.


É sempre importante avaliar a dosagem utilizada com os objetivos programados. Além disso, devemos ficar atentos com interações medicamentosas e interações com outros suplementos, principalmente os pré-treinos devido à super dosagem de estimulantes.


The post Toda a verdade sobre os Termogênicos! appeared first on Blog CentralFit Suplementos Alimentares Profissionais.